sábado, 27 de julho de 2013

Cultura de Infusórios


Outro texto retirado da internet, muito útil, principalmente para alimentação de alevinos de Betta, sem entrar em discussão se é o melhor alimento ou não, se turva a água ou não, se substitui outros alimentos ou não, é apenas outra alternativa para o criador. Não me recordo de onde foi tirado, nem o seu autor.

 

Cultura de Infusórios

Alimentar diminutos alevinos de Bettas splendens em ambiente confinado (aquários) não é tarefa fácil. Esta é a grande dificuldade e também o "pulo-do-gato", para se obter sucesso e fazer vingar boa parte da ninhada.
Logo após ter consumido o saco vitelino, o alevino precisa encontrar fonte de alimentação farta e compatível com seu tamanho a disposição no aquário. Uma boa opção são os infusórios. Eles são micro organismos microscópicos formados a partir de decomposição de vegetais.
Eis a receita de cultivo...

Você vai precisar de:

  1. 1 pote de vidro de boca larga;
  2. água descansada e sem cloro suficiente para colocar neste vidro;
  3. 1 folha de alface (murcha) - opções chicória ou almeirão;
  4. leite em pó (uma pitada);
  5. meia de nylon feminina para tampar o vidro (pedaço de meia velha);
  6. elástico de costura para prender a meia à boca do vidro.


Como fazer:

  1. Pegue uma folha limpa de alface e deixe murchar à sombra por 24hs;
  2. Coloque esta folha murcha na água descansada e sem cloro que você separou num vidro (de preferência de boca larga, para facilitar a coleta);
  3. Coloque uma pitada de leite em pó (servirá de alimento para os micro organismos);
  4. Feche este pote com a meia de nylon feminina, para evitar moscas e pernilongos.

Faça vários vidros, com diferença de uns 3 dias entre um começo de cultura e outro, para que não falte alimento para os alevinos, se o volume de filhotes for muito grande.

Coleta e Oferta:

Dentro de 1 ou 2 dias a água ficará bem turva, sinal de que está repleta de micro organismos para você fornecer aos peixes. Eles vivem a custa de matéria orgânica, que é ingerida constantemente, pois sua multiplicação é realizada muito rapidamente, e em questão de horas sua população cresce muito. Utilize uma seringa e pingue no aquário dos alevinos, várias vezes ao dia. Reponha a água que você retirou e se necessário inclua outra(s) folha(s) murcha(s) e outra pequena pitada de leite em pó, se a anterior já estiver bem decomposta. Renove a cultura no máximo em 15 dias, pois começará a cheirar muito mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário