sábado, 3 de agosto de 2013

Colando aquários grandes


Colando aquários grandes

Moises Gama - site aquaflux
Olá a todos!!!
Colar aquários não é uma coisa muito complicada, afinal, quando os vidros estão cortados nas medidas e ângulos certos, não tem erro, e apenas um jogo de encaixe, tem varias maneiras e formas de se fazer.
Porem quando se trata de um aquário grande fica complicado fazer isto sozinho, o peso dos vidros, a dificuldade de visualizar todas as partes pra ver se esta no lugar correto, e sem contar que vidro, escorregou, bateu? Já era, prejuízo na certa. As vezes mesmo em duas pessoas e complicado, você acerta de um lado, sai fora do outro e assim vai.
Então decidi criar um suporte simples e barato de fazer, para facilitar e muito a montagem, custou menos de R$10,00 , os matérias compra em qualquer madeireira ou materiais de construção, e não demora nem 20 minutos pra fazer, esse tempo você economiza em dobro na montagem do aquário.

Material necessário;
6 ripas de 1x2" ou 1x3" de mais ou menos 1 metro cada
14 parafusos
cola branca

Ferramentas necessárias;
Esquadro de carpinteiro
Serra, serrote, algo que corte as ripas
Lápis
Parafusadeira ou chave para parafusar

Mãos a obra fazendo o suporte;
Com 4 das ripas, monte dois X com ângulos de 90º, e importante que os ângulos estejam bem certinhos, isso e oque vai garantir que seu aqua seja colado bem corretamente, use parafusos e cola pra monta-los, pra ficar bem firme.
Com as duas ripas que sobrarem ligue um X no outro para ficar como na foto abaixo:


Reparem que as ripas não precisam se cruzar exatamente no meio, o tamanho varia conforme o tamanho do aquário que você pretende montar.

 

E importante que o berço, digamos assim do suporte, fique livre, pois ali que o s vidros vão encaixar, então as travessas que ligam os dois X devem ficar por traz do berço, nas fotos a seguir fica mais evidente.


Reparem que os pés, estão cortados em 45º para dar mais encaixe com o chão, isto da mais firmeza, mas não e tão necessário assim, se achar necessário pode colocar mais travessas ligando um X no outro, e importante que todo o aparato fique firme, pois se ele ficar balançando, com certeza a colagem do seu aqua não ficar perfeita.
Peço desculpas por não ter foto da montagem do aparato, mas como podem ver e muito simples, são dois X ligados um no outro.

Preparando o vidro
Bom, quase todo mundo já compra o vidro nas medidas corretas para o aquário, vem pronto , é só montar.
Uma técnica que ajuda muito na limpeza do excesso de silicone e usar fita crepe nas bordas, bem próximo do vidro a ser colado, ou seja, se na borda vai o vidro de 8mm, deixe mais uns 5mm ao lado e passe fita em todo o lado do vidro, deixando assim:


Fazendo isso e mais fácil de retirar o excesso depois, na sequencia de fotos mostra melhor o porque.
Faça isso com todos os vidros do aqua, respeitando onde o vidro vai sobre a borda, e onde ele vai ao lado da borda.

 

Limpando o vidro
Silicone gruda em quase tudo, mas gordura e uma das coisas que ele no gruda, pó sujeira também não ajudam muito então faça a limpeza dos vidros, alguns instantes antes da colagem, utilize álcool líquido, e um pano de algodão que não solte fiapos ou pelos;


Como o vidro estará com as fitas, a limpeza pode ser feita apenas onde o vidro receberá o silicone;


Colando o vidro utilizando o suporte;
Solte o vidro do fundo do aquário em uma das parte do suporte deste jeito:


Logo após pegue a frete ou fundo do aquário, e passe o silicone na borda que vai sobre o vidro do fundo, silicone não e bom nem demais, nem de menos, demais suja muito, fica uma camada muito grossa entre os vidros fazendo com que a medida dos vidros nao bata muito bem com a outra, de menos não cola muito bem, e pode dar vazamentos, o ideal e uma camada rasa , em cima da borda do vidro, mais ou menos como na foto:

Feito isso então e só soltar o vidro sobre o outro que esta no suporte, desta forma:

Repare agora a importância do ângulo do suporte ser de 90º, para que a colagem seja perfeita;

Pegue agora uma das laterais, passe o silicone na borda do fundo, e na borda da frente, e apenas solte ela sobre os vidros que estão no suporte, desta forma:

Somente o silicone já vai segurar bem a peça no lugar, só não pode bater na peça, e por isso que o suporte tem que estar firme, pois se ele balançar nesta hora e fatal;

Repita a mesma coisa na outra lateral, ficando desta forma:

O próprio peso dos vidros faz a pressão necessária para a colagem, quando você encaixar cada peça, force um pouco para espalhar bem o silicone que a gravidade faz o resto.

Feito como na foto acima agora e só encaixar a traseira do aquário, passe o silicone nas bordas das laterais que estão no suporte com os outros vidros, e na traseira passe silicone na borda que vai sobre o fundo do aquário, e dai e só encaixar nas laterais e fundo que esta no suporte.

Feito isso esta finalizada a montagem, evite mexer no aquário ou trocar ele de lugar até o silicone secar, veja no tubo do silicone que você usa quanto tempo isso demora, só tire do suporte após o silicone seco.

Limpeza do excesso de silicone
Lembra das fitas??? bom essa e a hora que você vai ver que valeu a pena usa-las.
Após a meia secagem do silicone, ou seja se o fabricante informa que seja em 24 horas, após 12 horas faça este processo, nem antes pra não danificar a colagem, nem depois para não ficar muito difícil de sair.
Com uma lamina, corte o silicone na linha da fita, desta forma:

Desculpe a sujeira, acho que são os cupins do telhado, rsrs... Bom após cortar o silicone, basta puxar a fita delicadamente desta forma:

O excesso de silicone sai com a fita, e a largura da borda que fica e a mesma que voce deixou de espaço na hora de colar a fita, feito isso, e só esperar o silicone secar totalmente , limpar as demais partes do vidro do aqua e ta pronta a colagem, o restante do vidro esta sujo ainda do lixamento, mas veja que ao lado das bordas nao tem aquele silicone chato de tirar que só raspando mesmo.


Bom então e isso, pra quem quer colar seu aquário sozinho e ter a garantia que ficar tudo no seu devido lugar, esse suporte ajuda muito, custa menos de 10 reais, menos de 20 minutos pra fazer, e mesmo pra colar um único aquário eu recomendo faze-lo, e prático, rápido e seguro, e melhor gastar um troquinho antes, do que fazer uma "cagada" depois por descuido e dai pensar aquela tradicional frase:
-Puts, eu deveria ter feito aquilo, agora já era...


3 comentários:

  1. E se meu aquario estiver com umas manchas pretas no dilicone? Eu acjo que é fungo/mofo mas nao tenho certeza....comprei usado e estava sujo só vobdepois so que ele tem 300 litros...devo desmontar e aplicar novo silicone?

    ResponderExcluir
  2. QUANTA EFICIÊNCIA, JÁ TENHOACOMPAÑADO SEU TRABALHO, MUOTO BOM.
    MATÉRIA ESCRITA COM EXCELÊNCIA, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. gostei dessa dica, irei seguir no meu projeto

    ResponderExcluir