sábado, 3 de agosto de 2013

Filtro Deionizador Fácil


Filtro DI fácil - MRV

por Márcio Vargas - site  aqol


Bueno,

Como vai chegando a hora de finalizar a montagem do meu Reff, resolvi construir meu filtro DI (deionizador) para ir produzindo a água deionizada para o Reff.

O projeto foi "copiado" de vários que tem ai pela internet, aqui mesmo no AqOL tem um. Apenas fiz as personalizações para ficar mais de acordo ao gosto do patrão.

As fotos são autoexplicativas, quem ficar com alguma duvida, é só prender o grito.

Material necessário:



Dois canos de 50cm x 50mm. Um para o carvão ativado (1º estagio) e outro para a resina mista (2º estagio). Segundo os cálculos cabem 982ml em cada um, desconta um pouco para o perlon na entrada e na saída acho que vai uns 800 ml de mídias.


Única parte colada, as luvas soldáveis com rosca vão soldadas (eheh) no tubo.


Aqui as tampas. Uma entrada, uma saída com torneira (importante para manter o sistema cheio quando não estiver em uso, desta forma prolongando a vida útil das mídias), e duas conexões entre os estágios.
 


Cortando a base


Já montado e com a ligação entre eles. No decorrer da semana eu faço o "pezinho" para ele parar em pé.


Bueno, o funcionamento é simples.
A água entra pelo espigão em L na parte inferior do tubo da direita, sobe passando pelo carvão, ao chegar em cima ela desce pela mangueira e entra no tubo da esquerda, onde sobe passando pela resina mista para finalmente sair com 0 ppm na torneira.

Tanto na entrada como na saída de cada tubo vai ter um pouco de perlon, para ir segurando as partículas maiores e também para manter as mídias no lugar.
Deve ser guardado cheio de água, se for guardado vazio estragará a resina.

Um comentário:

  1. Show de bola vou fazer um tomara que os cara reconheça as peças vou levar as fotos . parabéns pelo post

    ResponderExcluir